27 dezembro 2006

Deuses e Pecados Capitais

O que Apolo, Diana, Marte, Mercúrio, Júpiter, Vênus, e Saturno têm em comum? Deuses romanos? Certo. Quem pensou nos dias da semana sunday, lunes, martes, miércoles, jueves, viernes, saturday acertou. Quem pensou em orgulho, inveja, ira, avareza, gula, luxúria e preguiça também acertou.

Pecados Capitais, como o nome sugere, são as "cabeças" de pecados graves.
A ordem desses vícios variou ao longo dos séculos. Primeiro foram listados em ordem de gravidade - época em que os "sete pecados capitais" eram oito - depois, no séc. VI, o Papa Gregório Magno classificou em ordem decrescente os que mais ofendiam ao amor, Tomás de Aquino também ordenou sua lista, acrescentando para cada pecado "filhas" (tinha que ser feminino) como "sussurratio", derivada da Inveja (o banal cochichar da fofoca), e, por fim, no séc. XVII a vaga "melancolia" foi substituída por "acídia" - que significa desleixo - ou "preguiça" para os íntimos.

Eu os classifiquei correspondendo cada pecado capital a um dia da semana nos idiomas que mantiveram os nomes pagãos. O português foi presenteado com a falta de imaginação de São Martinho de Dume, que conectou os sete dias à semana de feriados pascais, chamando-os de "feria secunda", "feria tertia", assim por diante - exceto para o sábado e domingo - onde "feria" tem origem comum às palavras "feriado" e "férias". Hoje a corruptela "feira" é homógrafa à palavra que designa comércio popular, por isso a estranheza que o "segunda-feira" nos causa. O árabe nomeia os dias da semana como "o primeiro" (allahad), "o segundo" (althani), etc. Sempre pensei que aí estivesse a origem dos ordinais sem graça, mas pelo que aprendi recentemente a alteração se deve a dedos cristãos.

Para deixar claro aos juízes mais suscetíveis, em nenhum momento eu questiono o fato de tais impulsos serem nocivos à coletividade, na maioria dos casos.

Orgulho
Domingo. Sunday. Apolo é o deus da música, da poesia, da dança, da busca pelo conhecimento, da luz, conhecido como Febo e identificado com Hélio, o deus sol, entre inúmeros outros atributos e patronatos.
O orgulho encabeça as listas dos antigos por se opor à obediência imposta aos créus pelas religiões. A consciência de si mesmo, a racionalidade, a lógica, o livre pensar são pecados de orgulho para as três religiões monoteístas (se considerarmos o cristianismo uma religião monoteísta).
Os orgulhosos são presos à "Roda" - o instrumento de tortura usado em Santa Catarina de Alexandria - logo que põe o pé no Inferno.
A virtude correspondente é a humildade.

Inveja
Segunda-Feira. Monday/Lunes. Diana (Ártemis) é a deusa da caça, porta uma lua crescente sobre a cabeça e é identificada com Selene, a deusa da Lua. A Associação à inveja advém do caçador cobiçar algo que não lhe pertence, aniquilando o objeto de seu desejo, caso esse seja o imperativo para possuí-lo.
A busca por justiça social, a competição saudável, a liberdade política foram considerados pecados de inveja pelas religiões defensoras do statu(s) quo, do direito divino de reis absolutistas, da virtude intrínseca da pobreza, do contentai-vos com o que a providência vos dá, como os "Lírios do Campo".
No Inferno os invejosos são submersos em água gelada. Considerando o calor que faz do lado de fora, até que Lúcifer é brando com esta casta de criminosos.
A virtude correspondente é a caridade (e admiração).

Ira
Terça-Feira. Tuesday/Martes. Marte (Ares) é o deus da guerra. Tuesday significa "dia de Tyr", deus germânico do combate.
Revidar uma agressão, revoltar-se contra dogmas e imposições, defender-se com agressividade foram considerados pecados de ira pelas religiões, cujos fiéis devem ser ovelhas inofensivas. A agressividade só era permitida aos religiosos e aos nobres, sob cujas peles recebia os nomes hombridade e heroísmo.
A ira é punida pelo desmembramento, que é muito pior que a amputação cirúrgica. Como o Inferno é eterno, imagino que os membros são reimplantados no "paciente" para um próximo esquartejamento - um trabalho de Sísifo que só deve agradar a sádicos do quilate de Satanás e Torquemada.
A virtude correspondente é a paciência (e mansidão).

Avareza
Quarta-Feira. Wednesday/Miércoles. Mercúrio (Hermes) é o deus do comércio e do lucro, dos mercadores e viajantes. Passou a ser também o deus mensageiro quando foi associado ao grego Hermes.
Este pecado capital fica bem ilustrado no aumento de quase 100% proposto pelos parlamentares em Brasília. Não porque Brasília é a "capital" do Brasil, esclarecendo o óbvio... (risos)
A economia e o acúmulo de bens foram considerados pecados de avareza - ou pecado contra a providência divina - por muitos religiosos, nos quais tal vício recebe o nome de "subsistência", como Bocaccio escreveu há mais de seiscentos anos em um conto do Decamerão.
Os avaros são jogados em potes cheios de óleo fervente. Não vi nenhuma relação entre o pecado e a punição. Os inquisidores católicos pareciam ter mais imaginação que o Príncipe das Trevas...
A virtude correspondente é a liberalidade (generosidade).

Gula
Quinta-Feira. Thursday/Jueves. O deus da gula, na verdade, é Baco ou Dionísio. Júpiter (Zeus), o rei dos deuses romanos, pode ser associado à gula por seu desejo de poder, por ser o "Jupiter Victor" que conduzia o exército romano às vitórias que engoliam nações, que submetiam cada vez mais populações ao seu obeso império.
As religiões abominam tanto a gula que religiosos de pança inchada, que comem de graça em casa de beatas e que não dispensam comida e bebida fartas praticamente inexistem...
Tão logo os glutões adentram o mundo subterrâneo são obrigados a comer ratos, lagartos e outras iguarias infernais.
A virtude correspondente é a temperança. Não, não tem nada a ver com tempero(risos).

Luxúria
Sexta-Feira. Friday/Viernes. Vênus (Afrodite) é a deusa romana do amor e da beleza, entre outros atributos. Freia é a deusa germânica da juventude e beleza.
As religiões abominam a incontinência sexual (eu acho que é caso para internação). Por certo orgias com setenta virgens são coisas santas quando acontecem no paraíso, mas aqui na Terra levam o infrator ao fogo eterno. De resto, histórias verídicas de Íncubus e Súcubus existem para provar que os religiosos só têm relações sexuais quando forçados pelos tais demônios sexuados. Alguns difamadores insistem que amiúde são eles que forçam criaturas indefesas a satisfazerem suas demandas hormonais. Será verdade?
Os lascivos são simplesmente queimados. Não sei se são amarrados a mastros durante o processo ou se ficam perambulando pelo Inferno, que, como todos sabem, é composto basicamente de fogo.
A virtude correspondente é a castidade.

Preguiça
Sábado. Saturday. Saturno é associado a Cronos, deus do tempo.
O ócio é chamado de oficina do diabo pelas religiões, talvez por favorecer a meditação filosófica, tão nociva à aceitação de verdades absurdas. O mesmo valia para a antiga relação patrão-empregado. O ócio era mal visto na era industrial por favorecer discussões sobre salários, condições de trabalho, por favorecer a formação dos famigerados sindicatos. A religião, nestes casos, era o instrumento ideal para manter o trabalhador longe de "problemas". Gerald Ford tinha pavor de ver seus funcionários ociosos após o trabalho e durante os fins de semana. Obviamente tratou de estimular atividades religiosas entre eles, as quais por vezes preenchiam todo seu tempo vago.
Os indolentes são jogados em poços cheios de serpentes venenosas, como no filme do Indiana Jones. Lá bulirão eternidade afora, para compensar as décadas de ócio aqui na Terra.
A virtude correspondente é a diligência.

--//--

Hoje, 29 de dezembro, faço um pequeno acréscimo ao post original, de dois dias atrás, instigado pelo Paulo Vasconcellos, que sugeriu, como upgrade, a listagem dos pecados capitais do século XXI. O enfoque atual dos pecados capitais é o próprio pecador, enquanto eu prefiro enfatizar o impacto do pecado na coletividade. Então, Tomás de Aquino que me perdoe; aí vão os novos, despretensiosamente:

1 - Hipocrisia (mentira, desonestidade),
2 - Prepotência (abuso de poder, uso indevido da força),
3 - Intolerância (racismo, xenofobia e congêneres. É um bom substituto para a Ira),
4 - Egoísmo (exploração do próximo. Semelhante à Avareza),
5 - Injustiça (nepotismo, cartéis, favorecimentos, arquivamentos, "vista grossa", omissão),
6 - Dogmatismo (promulgação de verdades absolutas, divinas, imutáveis, por "representantes" de Deus, defendidas intolerantemente, hipocritamente, injustamente)
7 - Ignorância (quando por opção, é o pecado capital "cabeça" de uma legião de outros pecados).

Mas acho que devem ser mais de sete. Se alguém tiver algum outro, seja bem-vindo para acrescentar à lista.

Imagens do site worth1000.com

46 comentários:

Anônimo disse...

Nem há o que se comentar não? Bela exposição de pecados e correlativos.

Ricardo Rayol disse...

Mandou muito bem nas explicações... quando escrevi sobre isso não encontrava iformações para me inspirar... já sei onde procurar da próxima vez.

Imperio disse...

A exposição está bem feita. Não percebi foi porque fizeste a ligação entre os pecados capitais e dias da semana ou entre deuses e pecados, dado que eles não tem nada em comun (pelo menos na antiguidade). Essa mania de atribuir significados a todos os símbolos/alegorias, é tipicamente medieval/renascentista.
Q.F.M.

João Moutinho disse...

Pediste-me parafazer um comentário.
Mas que dizer num texto tão bem escrito e interessante?
A própria noção de pecado vai variando. O mundo não é estático.
Continuo a detestar a maledicência.
Só não concordo muito com a descrição da preguiça. Não esqueçamos que para a cultura latina, no quel estamos incluídos, "o trabalho desonra". O nobre não trabalha. Cogita, prepara a estrtégia de combate, mas não trabalha. até pode esravizar.
A noção luterana de que o trabalho honra já coloca os seres humanos em pé de igualdade. Fá-los produtores numa mesma sociedade.
Logicamente que enquanto escrevo no teu blog ou no meu não trabalho, cogito.
Bom, é a nossa coerência. Tal como os pecados, onde começa o certo e o errado... não sei.
"Tudo o que se faz por amor, faz-se para além de bem e mal".

Anônimo disse...

Segundo investiguei (brevemente), Censorino, Ovídio , Macrobio e Sérvio pensavam que na Roma arcaica uma semana teria oito dias, o ano teria dez meses e 304 dias, sendo que o oitavo dia da semana seria especialmente dedicado às cerimónias religiosas. Mas tudo isto é de algum modo matéria controversa e não unânime para todos os estudiosos. O que é unânime é que o calendário anterior a César era um calendário que não conseguia manter a relação dos dias com o ano solar, ou seja, as estações começavam a ficar trocadas e as comemorações da primavera acabavam por ser no final do Verão. Cesár, com a preciosa colaboração de Sosigenes de Alexandria, instituiu o calendário juliano de doze meses e 365 dias. Para voltar a alinhar o calendário com o ano solar 46 a.C. teve apenas 445 dias.
http://www.ancientlibrary.com/smith-dgra/0237.html
Quanto aos dias da semana, há aí realmente mão cristã, não só na actual nomenclatura portuguesa mas também nos próprios sete dias da semana. Para os romanos a semana tinha oito dias, e o último era o dia de mercado, quando as pessoas não trabalhavam e vinham aos centros urbanos comerciar. Os sete dias foram oficializados por Constantino adoptando a nomenclatura Cristã que por sua vez tinha adoptado a dos judeus. A associação entre os nomes dos planetas e os dias da semana pode ter tido origem na pré-história da humanidade, como vi neste sítio: http://www.hermetic.ch/cal_stud/hlwc/why_seven.htm

Quanto aos pecados, penso que são pura fabricação cristã. Em latim: luxuria, gula, avaritia, acedia, ira, invidia et superbia.

Abraço e Bom ano novo!

Anônimo disse...

Gostei d+ !!!!
Eu, pessoalmente, trocaria os significados de sábado e domingo, um pelo outro...
Como odeio segunda feira, o domingo é o meu dia da preguiça, poderia até colocar IRA em alguns deles... já a sexta do amor, acho legal, apesar q alguns casais só trasam aos sábados...
É o meu lado Garfield falando... realmente ODEIO A SEGUNDA FEIRA!!!!

Ricardo Rayol disse...

Vou linkar lá no Indignatus mas se mudar o nome do blog me avise também.. grande abraço

Blogildo disse...

Eu achava que a quinta-feira (Thursday) era dia de Thor - deus do trovão. E a quarta-feira (Wednesday) dia de Odin ou Wodan.

Abraço!

Catellius disse...

Império

Não estou dizendo que estas comparações já eram feitas na antigüidade, principalmente porque a listagem dos pecados capitais atual foi concluída no século XVII d.C., como escrevi.
A relação entre os dias da semana e os deuses dispensa comentários. Quanto à comparação dos deuses aos pecados capitais, não acho forçado comparar Apolo ao do Orgulho, Vênus ao da Luxúria, Marte ao da Ira, Mercúrio ao da Avareza e Saturno (Cronos, do tempo)ao da preguiça. A "forçação" ocorre mais quando comparamos Júpiter ao da Gula e Diana ao da Inveja.

João Moutinho

"A própria noção de pecado vai variando. O mundo não é estático."
Falou uma grande verdade. Crime (ou pecado) é aquilo que prejudica o próximo ou a coletividade. A Luxúria de um monge e uma monja no meio do deserto, sem testemunhas, sem "trabalho prejudicado" (já que rezar não é trabalhar), sem traição, não é pecado. Aliás, consciência é o medo de ser pego. Tanto que o criminoso recém apanhado muitas vezes chora copiosamente - e sinceramente - arrepende-se, inclusive. Mas dificilmente teria se entregado espontaneamente...

Manuel

Muito elucidativo seu comentário. Valeu também pelos links. O primeiro já foi para meus favoritos. De fato, parece que até em japonês os dias da semana têm alguma relação com os planetas.
E não me venham com inconsciente coletivo. Jung que me desculpe mas esse conceito é metafísica barata! Jung se consultava com astrólogos, acreditava em fenômenos espíritas, jogava I Ching. Respeito as pessoas que acreditam nessas coisas, mas fico com um pé atrás se um cientista que pauta de alguma maneira suas decisões por oráculos baratos propõe uma teoria como essa do I.C.
Alguém tem alguma opinião sobre isso? (Vou lançar postar algo sobre o assunto no ano que vem)

Sônia

No meu caso eu descanso a cabeça no fim de semana e na segunda-feira descanso o corpo, moído por servir de guarda-costas de minha pimpolha de um ano e meio, que não pára quieta, he he.

Blogildo

E você tem razão. Não coloquei o significado de Thursday, embora a relação com Zeus seja evidente, já que os dois são os que lançam raios lá do alto (na verdade os raios saem da Terra para o alto, na maior parte das vezes. Lúcifer tem jogado mais raios no Paraíso do que vice-versa). Claro que o Weather Channel não concorda com essas explicações para a origem dos raios e trovões. Mas são apenas teorias meteorológicas. Em breve as escolas voltarão a ensinar as duas teorias, como aconteceu com o criacionismo...

Hilder Santos disse...

Muito, muito bom mesmo o teu artigo, Cattelius. Parabéns pela excelente abordagem do assunto, e pelo domínio do contexto.
Me vi transportado para os tempos medievais e primitivos da humanidade, principalmente na menção de Torquemada e do site correlacionado, sobre torturas.
Impossível não relembrar um pouco do clássico de Edgar Allan Poe, The Pit and The Pendulum.
Em contrapartida, pode-se observar o quanto a religião, principalmente o catolicismo, foi capaz de ditar regras tão absurdas, e plantar pavor nos corações humanos, seja através da sua ostentação capitalista ou mesmo através dos autos da "Santa Inquisição".
Você soube explicar com clareza o que se propôs, e isso é muito bom.
Aproveitando o ensejo, surgiu uma dúvida off-topic, que vem martelando minha mente: se os meses de SETembro, OUTubro, NOVembro e DEZembro são, respectivamente, os meses 09, 10, 11 e 12, porque iniciam-se com SETe, OITo, NOVe e DEZ? Por acaso, antigamente, só existiam dez meses no calendário gregoriano?
Acho que já é uma deixa para o seu próximo artigo.

Um grande abraço, mais uma vez parabéns.

Ah, e obrigado por ter gostado do meu também.

gentilezadocaralho disse...

pois é pá, de rapa-tochas tu não tens nada, não!

olo

Anônimo disse...

Wow meu caro Catellius - não restou nada a comentar. Brilhante, claro e objetivo.

Fiquei feliz ao confirmar que os pecados capitais realmente estão defasados - fora de sincronia com os novos tempos.

Que tal nos sugerir um upgrade? hehe.. Afinal, quais são os pecados capitais do século XXI?

[]'s. Feliz 2007!

André disse...

Obrigado por postar no meu site também. Pelo q sei, quase ninguém entra nele. Mas não me importo, é só um passatempo.

Estou c/ um blog novo, no Wordpress (www.wordpress.com). Razoável, bonito, limpinho, mas vou continuar no Blogger. O Word Press some c/ imagens e fotos q vc posta depois de umas horas e o editor de texto é péssimo. Nem dá pra aumentar a fonte!!! Colar de outros editores de texto ou blogs e lançar direto nele só dá problema. arece q o Blogger lançou uma versão nova, q exige conta no Google, mas até agora, conta já aberta, não vi nenhum link p/ mudar. Dizem q é pq muita gente quer mudar de uma vez e o servidor deles não agüneta, daí estão restringindo o acesso. Nos, aqui no 3o Mundo, parece q vamos ser convidados por último...

Ah, claro, conheço muita gente que acha Connery o melhor Bond. Gosto dele também. E do Pierce Brosnan (só os dois primeiros filmes ) e desse atual. Vi Casino Royale no Pier21 c/ áudiol DTS, muito bom, melhor q no Park Shopping. Gostei muito da música de abertura e da trilha sonora toda. Adoro aquela música tema refeita... Procure no You Tube por um vídeo feito por um tal ValentinIce, digite Chirs Cornell junto com Casino Royale q vc vai achar. Parece um vídeo profissional de tão bem feito. O trailer de 2:40 do filme também está lá.

Sim, moro aqui, na asa sul. Me formei em direito há 5 anos e venho estudando e fazendo concursos, ainda sem sucesso ("aprovado não classificado..."). Acho q, dos vários em q estou inscrito ou q estou esperando, só estou me dedicando mesmo p/ os do senado e câmara. Não dá tempo p/ os outros e eu não sou o tipo q estuda o dia inteiro até 3 da manhã. Não consigo ser bitolado, já tentei e desisti. Quase me inscrevi no Itamaraty esse ano, mas estou muito despreparado, teria q fazer um bom curso. O salário subiu de 4800 p/ 7100, isso é bom. Não tenho vocação pra diplomata, mas é um bom emprego e sei q ao menos a 1a fase, a única c/ prova objetiva, não é difícil. Já passei nela em outros anos, só pra afundar nas fases seguintes, escritas. O começo sempre é tranqüilo no Rio Branco.

Muitos presentes esse mês, mas também muitos gastos comprando presentes p/ os outros. Talvez queime mais alguns Irreais fazendo um upgrande no meu PC e comprando uns livros. Ando lendo Conan, 2 vols. em português, e encomendei os contos q faltavam em inglês. Esse Robert E. Howard era muito, muito bom...

NÃO TENHO MAIS SACO disse...

Em resposta a Operação Abafa montada pelas autoridades, para abafar a divulgação dos tristes fatos, a população do rio de Janeiro está dando a seguinte resposta:
URGENTE - REPASSE AO MAIOR NÚMERO POSSÍVEL - FAÇA A SUA PARTE -
Parece que uma luz está se acendendo no fim do túnel, uma última esperança, um grito no ar. Está tomando força e se agigantando em uma corrente inédita pela internet, com a adesão maciça principalmente entre os joveno Rio de Janeiro. Uma corrente gigantesca está se formando pela internet, celular e correndo de boca em boca, de porta em porta. ESTÁ SENDO ANUNCIADA E COMBINADA POR TODOS A MAIOR PASSEATA E A MAIOR CONCENTRAÇÃO POPULAR JAMAIS VISTA NESTE PAÍS:

DIA 31 DE DEZEMBRO DE 2006 AS 13:00 HORAS
TODOS DE PRETO
SAÍDA EM FRENTE AO COPACABANA PÁLACE
AVENIDA ATLANTICA - COPACABANA
RIO DE JANEIRO
TODOS DE PRETO
A HORA É AGORA

André disse...

Quis dizer upgrade, não upgrande...

Ninguém está livre de erros de digitação, como vc pode ver...

Suzy Tude disse...

Seu post não só ensina porque constrói uma correlação. Simplesmente, adorei!
Não trocaria absolutamente nada.

Quero agradecer a contribuição dada àquele "obituario", estou rindo até agora.

Grande abraço

Catellius disse...

Hilder Santos

Acho que o ano começava em Março, nome que homenageava Marte. Abril homenageava a primavera (quando os botões abriam) ou Afrodite (não vejo ligações etimológicas). Maio a deusa Maia, Junho a deusa Juno, esposa (e irmã) de Júpiter, Julho chamava-se quintilis, por ser o quinto mês, mas foi rebatizado em honra a Júlio César; Agosto (sextilis) em honra a César Augusto e os quatro meses seguintes mantiveram os nomes ordinais: setembro, outubro, novembro e dezembro. Janeiro homenageava Jano e Fevereiro significa "purificação", antes do ano novo. Este mês tinha 29 dias, mas perdeu um quando Augusto (acho) ficou enciumado por seu mês só possuir 30 dias enquanto o de Júlio possuía 31 (já li isso em algum lugar. Meu amigo QFM, me corrija.). Como o calendário anual não pode exceder 365 dias, fevereiro passou a ter 28 dias apenas. O bissexto foi criado mais tarde, para corrigir a fração de dia perdida a cada ano.
Feliz 2007!

Paulo Vasconcellos

Feliz 2007 para você também. Aceitei sua sugestão e dei um pequeno upgrade no post, listando os que eu acredito sejam os 7 pecados capitais do século XXI. Adiantando: Hipocrisia, Prepotência, Intolerância, Egoísmo, Injustiça, Dogmatismo, Ignorância. No post fiz pequenas explicações entre parênteses para cada "pecado".

André

Obrigado pelo comentário. Boa sorte nos concursos. Que o ano novo venha com muitas realizações profissionais. Comentarei seu comentário mais detalhadamente no seu blog, se me permite.
Feliz 2007!

Anônimo disse...

Oi, adorei o post!!! Agora so esclarece um ponto: voce esta trocando de nome? Catellius e Eneadactilo sao a mesma pessoa? :-)

Feliz 2007, by the way!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Como me foi solicitado hehehehe zueira amigo se assim posso chamá-lo é com muito prazer que venho comentar teu posto e me supreendo como falamos de um mesmo assunto usando temática diferentes hehehehe mas o importante é que se tornou de conhecimento de todos independente da forma e das palavras que foram utilizadas... e você conseguiu transmitir de jeito categórico e interativo pelo numero de comentários se percebe-se isso parabéns e um feliz ano novo flws
abraços

Catellius disse...

Oi Patrícia,

Sou o Eneadáctilo mesmo. É que estou convidando alguns amigos para serem membros do blog, que também tem o nome de Eneadáctilo (significa "nove dedos". No começo minha intenção era apenas postar textos anti-petismo, he he). Aí tive que assumir minha verdadeira identidade. Meu sobrenome é Catelli. O catellius é uma homenagem a um dos governadores da Lusitânia no Império Romano, Arruntius Catellius Celer. Antes que você pergunte, Não. Não somos parentes, he he.
Abração!

Anônimo disse...

Catellius, Eneadáctilo e a todas as versões deste, lhes desejo um bom ano novo. Ah sim, para a família também, por mais confusão que dê isso.

Um abraço.

AnG - Segundo Caderno
AnG

Viagem pelas ruas da amargura disse...

Caro Catellius, excelente post! Parabéns

Blogildo disse...

Um abraço, Catellius! Vou sentir falta do Eneadáctilo...hehehehe!

pintoribeiro disse...

Tempo ou falta dele para andar pela net K'mrd e fazer um coment decente. Fica a promessa de ir passando. E tudo de bom no Novo Ano. Um grande abraço.

são torquemada rogai por nós disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Costajr disse...

Quando vejo posts como os seus, sinto uma ponta de inveja de não ser assim.. tão erudito. Meus posts são assim... tolos, superficiais, mas ainda bem que tem gente como você para me ilustrar e clarear as trevas de minha estultície.

Excelente a relação feita no post, já posso me exibir para meus alunos de 1 ano.

Feliz Ano Novo!

Anônimo disse...

É Saddam...
Da Wikipedia:
"Saddam aprendeu a primeira lição sobre a eficácia da violência ainda criança. O pai abandonou a família antes do nascimento do filho e a mãe, Subha, que trabalhava como vidente e andava sempre de preto e com os bolsos cheios de conchas do mar, casou-se de novo. O padrasto, conhecido como "Ibrahim, o mentiroso", divertia-se nas surras que dava no enteado com um pedaço de pau coberto de asfalto. O próprio Saddam não esconde que foi uma criança triste que evitava a companhia das outras pessoas. Para se proteger das provocações por não ter o pai legítimo por perto, saía de casa sempre armado com uma barra de ferro.
O tio materno Khairallah Tulfah, um militar simpatizante de Adolf Hitler que depois veio a ser governador de Bagdá, foi a figura mais importante na formação da personalidade de Saddam. Foi com ele, um fervoroso nacionalista, que Saddam, ainda adolescente, se mudou para Bagdá."
Foi enforcado nesta madrugada. Deus tenha piedade da alma daquele pobre homem e das pobres almas dos incontáveis iraquianos que sua mão de ferro vitimou.

André disse...

Vi seu comentário no meu blog. Pois é, com esse sistema rodoviário q deveria ser perfeito, Brasília só faz a miséria ficar aida mais perto da gente do q em outras cidades. Se bem q em país atrasado a miséria sempre está por perto... E pensar q Brasília havia sido "planejada" para uns 500 mil habitantes. E, claro, não pra essa frota de carros. Alguns lugares aqui parecem pátio de montadora.

De ópera, gosto de algumas de Verdi (principalmente Rigoletto) e todas de Mozart. Conheço um pouquinho de alguns daqueles compositores q vc mencionou, mas muito pouco mesmo. Já há muito tempo me limito a buscar versões diferentes, intérpretes diferentes para músicas q já conheço. Como as sonatas de piano e os concertos para piano de Mozart. Adoro o 1o movimento do concerto p/ piano número 20. Tenho uma gravação dele aqui de 1941/2 c/ o Wilhelm Kempff, gravação mono tirada direto de disco p/ gramofone, e outra, recente, com o Arturo Benedetti Michelangeli. Boas... Fora clássicos, gosto muito de pop/rock inglês/norte-americano (o q engloba tudo, acho), até o fim dos anos 90 e algum heavy metal clássico, acho q hoje só restou mesmo o Iron Maiden. Não gosto de jazz e não ouço quase nada de música brasileira, seja a MPB muito antiga, a mais ou menos antiga (1960 até 80) ou a recente. Não é esnobismo, até reconheço q há coisas boas, mas o que se faz por aqui nunca mexeu muito comigo. Não consigo gostar de nenhum tipo de música nacional como gosto de outros gêneros.

Também achei aquelas estações anacrônicas (e algumas bem sombrias), ainda q muito bonitas.

Q bom, aquele calor africano (esses dias eu podia até ver os gnus cruzando por baixo do meu prédio enquanto os crocodilos pegavam um ou outro, isso aqui parecia mesmo o Parque Nacional do Serengeti...) da semana passada parece q deu lugar a umas chuvas e um friozinho.

Feliz Ano-Novo pra vc também. Depois trocamos mais idéias.

andre wernner disse...

Cattelius,
Excelente a sua postagem, rica e detalhada. Voltarei mais vezes.
Grato pela visita ao meu blogue.
.-.-.-
EU QUERO APROVEITAR para desejar a você e seus familiares uma excelente passagem de ano, e que a paz reine e a alegria seja uma constante na sua vida em 2007, com os seus objetivos alcançados.
Abs

Setúbal disse...

Acho que o item mais importante de tua postagem está entre parénteses e passou despercebido pela grande maioria dos leitores: "se considerarmos o cristianismo uma religião monoteísta".
Como chamar de monoteístas crentes que adoram uma multidão de santos e beatos, três deuses supremos e uma deusa com dezenas de facetas? Sabemos que dizem venerar uns e adorar outros. A diferença, como disse Carlos Esperança do D.A., é que quando pedincham aos santos se chama veneração, e quando pedincham aos três deuses supremos se chama adoração.

Catellius disse...

Caro "São Torquemada Rogai por Nós"

Removi seu comentário por achá-lo desrespeitoso com as vítimas do Rio de Janeiro.
Colo aqui, neste post, a parte menos ofensiva, para seu recado ser dado.

"Vi em texto que escreveste no blogue de um amigo que não acreditas em oração porque Deus não cura amputados, porque não existe um caso sequer registado nos anais médicos de membro regenerado, em toda a história.
Reza a São Torquemada, o padroeiro dos amputados e dos carbonizados e quem sabe teu dedo mínimo amputado não cresce?" S.T.R.N.

André disse...

Obrigado por incluir meu blog na lista de blogs do seu. Fiz isso com o seu também. Mas acho melhor vc trocar depois o meu endereço, pq esse (Wordpress) é novo, não funciona tão bem quanto o Blogger e talvez eu até o abandone.

Melhor usar esse:

www.execout.blogspot.com

Jorge Sobesta disse...

Cattelius,

Belo post, principalmente as imagems.
Vim retribuir a visita que me fez e dizer que arrumou um novo leitor.

Um abraço.

Anônimo disse...

Por onde andas meu caro?
Estou sentindo a sua falta!!!!

Suzy Tude disse...

É agora ou nunca! Precisamos da ajuda de todos! Nosso objetivo:
melar o projeto do Lula em fazer o presidente da Câmara e assim impedi-lo da prática autoritária em intervir cada vez mais vergonhosamente no Legislativo, e sempre com objetivos espúrios!!!! Nem Arlindo Nem Aldo!
Vamos precisar de um nome melhor que esses dois.
Vamos fazer blogagens coletivas, pedir apoio a todos os blogs que estejam de acordo com a idéia, vamos bolar um símbolo, vamos fazer com que outras mídias se engajem, ou pelo menos noticiem.
Conto com você! Vamos partir para a ação!
Detalhes:
http://alkimistasdobrasil.blogspot.com
http://http://andrewernner.blogspot.com/

Suzy Tude disse...

Informações sobre a blogagem coletiva do dia 10:
Devido às últimas notícias,(Fernando Gabeira (PV-RJ) descartou que possa ser o concorrente da chamada "terceira via"), nossa blogagem coletiva agora vai apoiar tão somente a "Terceira Via". Vou disponibilizar novo símbolo via e-mail (por isso quem quiser participar me envie o e-mail, por favor).
O Texto é LIVRE!!!!!!!
Grande abraço e vamos à luta!

Suzy Tude disse...

Postei lá no blog TODAS as instruções da blogagem coletiva (imagem, título, texto, data, programa, etc) para dirimir toda e qualquer dúvida.
Conto com você!
Grande abraço

Anônimo disse...

Meu querido amigo
estou aqui para lhe pedir ajuda.
Estamos criando uma comunidade para agir de forma mais coesa e vc é muito importante.
Por favor me visite e veixe seu voto , opinião e sugetão
Coonto realmente com vc.
Muito obrigada
SoniaSSRJ

Suzy Tude disse...

HELP!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Aviso aos AMIGOS!!!!!!!!!
Gente, a coisa tá ficando feia.
Dá uma olhada no último comentário (de hoje) NÃO anônimo do post anterior à enquete (O pato? Nós, é claro!) lá no blog.
Estão usando o login do Tunico, que inclusive participou da nossa blogagem coletiva para dizer coisas que duvido que seja do feitio dele!
Na enquete que coloquei hoje, tem comentário da Kika Albuquerque que não é dela, e sim de uma petralha chamada Jussara.
Conclusão: Assim como podem roubar senhas da Kika e do Tunico, podem muito bem roubar as nossas!
Repito o caso é sério porque estão agora se identificando com nossos próprios perfis!
HELP!!!!!!!!!!

Grande abraço


PS- se quiserem conferir: último comentário do post anterior ao de hoje,identificado como Tunico, e comentário de Kika Albuquerque (que não é dela) na enquete atual.

Nota- nunca convido ninguém para meu blog, muito menos quem não conheço!
PETRALHA ADORA UM JOGO RASANTE, BEM BAIXO....

andre wernner disse...

Caríssimo,
Li lá no Royal que você estava em férias!
Portanto, ao regressar fica o convite para tomarmos um café lá no meu blogue. É de graça!
Abs

André (Brasília) disse...

Welcome back, Catellius!

Anônimo disse...

WELCOME BACK MY FRIEND

Estamos deliberando no MSN o nome, o slogan e o botton do movimento.
Entre no chat com o endereço que deixei no meu blog:

ssrjblospot@hotmail.com

Em princípio, ontem a noite, quando 5 entraram no chat, votamos por :

SIM - Somos Indignados Manifestantes.
E o slogan, seria : SIM! É POSSIVEL UM PAIS DECENTE!

Queremos um movimento sem agressões e, sim, educativo e inspirador, no qual todos se sintam confortáveis em participar.

Nada foi aprovado, esperamos mais idéias.

Abraços,
SôniaSSRJ

Alessandro Oliveira disse...

A ligação dos dias da semana com os planetas visíveis a olho nu mais o sol e a lua, eu já conhecia. O que os hebreus fizeram foi usar a semana que já existia e dedicá-la ao seu deus, através da narrativa da criação do mundo.
A novidade para mim foi a ligação com os pecados capitais.
Os mesopotãmicos usavam o sistema numérico de base 12, se não me engano e usavam também a base 60. Parece que isso se deve ao fato de na base 12 é mais fácil realizar cálculos - em comparação com a base 10 - posto que 12 é múltiplo de 1, 2, 3, 4, 6 e 12, enquanto o 10 é múltiplo somente de 1, 5 e 10. Ou seja, tirando a unidade e o próprio número, temos para o 12: 2, 3, 4 e 6 e para o 10, apenas o 5. O 60 tem esses mais o 5.
Parece-me que foi por isso que o 12 entrou na astrologia, e depois foi usada pelos hebreus para recontar sua história: 12 tribos... Favor conferir se isso tem fundamento. Faz tempo que li algo sobre isso.

Vivian disse...

Eu tava pesquisando no Google, sobre os pecados capitais para um trabalho escolar, e achei esse site!
Peguei as explicações de cada pecado, fiz um trabalho bem legal e tirei 10!
Hoje, voltei aqui para ler alguns comentários mais vi que não intendia quase nada do que estava escrito! É, por que afinal eu tenho 17 anos e não sei tão bem o português culto!
Gostei da idéia de me aprofundar nesse tipo de linguagem e esse site foi mais um agravante para mim me decidir em fazer uma faculdade de letras!

Valeu.
Desculpe o tipo de linguagem, mais não pude deixar de comentar aqui.
Ah, e também, parabéns pelo texto, gostei d+!

beijos.

Anônimo disse...

Heeeey!

Parabéns pelo blog.
Muito loko!

Catellius disse...

Vivian,

Obrigado pela visita.
Sugiro que você pesquise em outros locais também, para você não ficar à mercê de minhas informações. Eventualmente, minhas informações podem estar erradas. Quanto às opiniões, não refletem obrigatoriamente o senso comum ou o senso da maioria. Sugiro também que você tente conhecer o outro lado da moeda...
Quanto à escrita, meu português é uma vergonha se comparado ao daqueles que realmente escrevem bem, por isso não se sinta mal por não entender uma ou outra coisa. Você aprenderá escrevendo e lendo muito, de preferência os clássicos.
Abraços

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...