15 dezembro 2006

Cristo e a Eva Mitocondrial

A crença em um Cristo Redentor e o poligenismo são incompatíveis. No poligenismo a humanidade descende de vários casais. No monogenismo descende de apenas um.

Primeiro demonstrarei, por meio de quatro citações bíblicas, três cânones do Concílio de Trento e um trecho da Encíclica Humani Generis, o motivo pelo qual são incompatíveis. Depois mencionarei a "quase prova" do monogenismo - a Eva Mitocondrial - e explicarei por que esta pequena tábua não impedirá o náufrago criacionismo de se afogar.

"Foi a Sabedoria que guardou o primeiro homem, formado por Deus para ser o pai do gênero humano, o único criado.” (Sab 10,1)

“De um só (homem) fez (Deus) todo o gênero humano, para que habite sobre a face da Terra.” (At 17,26)

“Foi por um só homem que o pecado entrou no mundo e pelo pecado a morte, que atingiu todos os homens etc.” (Rom 5,12.17-9)

“Assim como a morte veio por um homem, é também por um homem que veio a ressurreição dos mortos. Pois, como todos morrem em Adão, todos também recuperarão a vida em Cristo.” (1 Cor 15,21s.)

De acordo com o Concílio de Trento, Sess. 5, can. 1: “o primeiro homem, Adão, transgrediu o mandamento de Deus”; can. 2: “o pecado de Adão afetou toda a descendência deste, à qual comunica culpa e morte”; e can. 3: “o pecado de Adão é um ato único; transmite-se por geração, não meramente por imitação”.

O trecho da encíclica Humani Generis de Pio XII:
“Mas, tratando-se de outra hipótese, isto é, a do poligenismo, os filhos da Igreja não gozam da mesma liberdade, pois os fiéis cristãos não podem abraçar a teoria de que depois de Adão tenha havido na terra verdadeiros homens não procedentes do mesmo protoparente por geração natural, ou, ainda, que Adão signifique o conjunto dos primeiros pais; já que não se vê claro de que modo tal afirmação pode harmonizar-se com o que as fontes da verdade revelada e os documentos do magistério da Igreja ensinam acerca do pecado original, que procede do pecado verdadeiramente cometido por um só Adão e que, transmitindo-se a todos os homens pela geração, é próprio de cada um deles. [cf. Rom 5, 12-19

Voltemos à realidade.

Pesquisadores da Universidade da Califórnia concluíram que todos os humanos vivos são descendentes de uma única mulher que viveu na África há cerca de 150 mil anos, e passaram a chamá-la de "Eva Mitocondrial". Eles se basearam na análise do DNA retirado das mitocôndrias, que é transmitido apenas pela linhagem feminina.

Segundo artigo publicado na Nature, o "Adão Científico" viveu na África há 59 mil anos e a "Eva Mitocondrial" nasceu 84 mil anos antes, há 143 mil anos.. Para o casal ter se conhecido, os 1000 anos de idade daqueles primeiros homens do Gênesis não seriam suficientes, não é mesmo? "É desconcertante descobrir que o registro de Eva é mais antigo e, portanto, que ela não poderia ser a mulher de Adão", afirmou o geneticista Luca Cavalli-Sforza, da Universidade Stanford.

O fato de existir uma Eva Mitocondrial não significa que ela foi a única mulher existente em sua época, mas que foi a única que produziu uma linhagem direta de descendentes que persiste até hoje. "O problema do entendimento da história da Eva Mitocondrial é um problema no entendimento de como a estatística da probabilidade se aplica a problemas de hereditariedade", disse Frank R. Zindler. A perda de uma linhagem mitocondrial tem semelhanças próximas à perda dos sobrenomes em sociedades patriarcais. A única diferença é que esses sobrenomes são passados pela descendência masculina, enquanto as mitocôndrias são transmitidas pelas mulheres.

A figura abaixo mostra o caso hipotético de uma ilha deserta povoada, inicialmente, por seis pessoas de sobrenomes diferentes. Em apenas três gerações, apenas um sobrenome restou. (Os retângulos são homens, as elipses mulheres, conforme legenda)


Todas as pessoas na ilha são "Silva" e todas descendem de um único "Silva Científico".

Muito dificilmente o monogenismo vingará. Como não sou cientista, não posso opinar sobre o futuro do monogenismo e do poligenismo. Mas o certo é que se chegar ao ponto de ninguém mais acreditar no primeiro, os exegetas suarão dia e noite para montar uma justificativa para a vinda de Cristo, para o Pecado Original, para o Batismo que o purga, para a necessidade de uma "Imaculada Conceição". Pena que todas essas descobertas não tenham sido feitas a.G. - antes de Gutenberg - porque até seria simples fazer um recall das cópias existentes da Bíblia, para "pequenas modificações"...

Tire o Pecado Original e o castelo de cartas colapsará.

35 comentários:

Anônimo disse...

Interessantíssimo esse seu post.
Tomei a liberdade de copiar e colar no word e assim poder ler melhor, já q essa font é um pouco pequena para mim e as vezes me embaralhou a visão.

Aliás é isso q me fascina nessas viagens pelos blogs, exitem tantos blogs q devem ser mais divulgados e lidos e debatidos...
Religião, filosofia, poesia, política, artes, enfim uma gama enorme de assuntos relevantes e escritos por pessoas inteligentes. Essa é uma das minhas prioridades, divulgar o máximo os blogs q merecem ser lidos.

Aliás vc pode entrar em todos os q recomendo, pq todos têm características próprias e todos são excelente, inclusive o seu.

Parabéns

Anônimo disse...

PS: Obrigada pela visita !

Palmira F. da Silva disse...

Viva Eneadáctilo:

Aceitei o convite e vim espreitar o blog :-)

Gostei imenso do post, especialmente da mitocrôndia :-)

Anônimo disse...

O SERVIÇO DE UTILIDADE BLOGAL ESTÁ ABERTO

http://ssrjupdatedblogs.blogspot.com/

ENTREM, LEIAM AS REGRAS E SE FOR DO SEU AGRADO, O ESPAÇO É DE TODOS!!!!

DIARIAMENTE TERÁ UM ESPAÇO PARA AS POSTAGEMS DO DIA, BASTA DEIXAR AVISADO !!!!!!!!!!!!

ESTOU TORCENDO PARA Q DÊ CERTO E NÓS NOS MULTIPLIQUEMOS !!!!!!!

David disse...

Bom, vamos lá:

Teoricamente, existiu um Eva Mitocondrial. Por quê teoricamente? Porque essa "comprovação" baseia-se em componentes genéticos presentes hoje, comparando-se a achados arqueológicos. Como esses tais achados não são necessariamente datados com precisão (o C14, por exemplo, pode dar uma pequena margem de erro entre 300 e 3000 anos, dependendo de vários fatores como leito de sedimentos, exposição a água, cálcio, etc). Nada impede, claro, que essa teoria esteja absolutamente correta. Ou errada.
Somente mulheres carregam determinados cromossomos, como o duplo X que lhes confere o sexo. Até onde li a respeito, não se sabe com certeza o que confere esta mitcôndria com o passar de gerações.
Como não sou de linhagem criacionista, não creio que tenha existido uma Eva primordial na concepção bíblica, mas sim Evas de uma mesma "tribo" que tenham evoluído de maneira singular, procurado machos compatíveis com suas novas aptidões.
Se for para se basear em textos bíblicos, um deslize do autor do Gênesis:

16 Então saiu Caim da presença do Senhor, e habitou na terra de Node, ao oriente do Éden.
17 Conheceu Caim a sua mulher, a qual concebeu, e deu à luz a Enoque. Caim edificou uma cidade, e lhe deu o nome do filho, Enoque.


Hum hum. Então tá. Caim mata Abel. Caim foge da frente do Senhor (oni-tudo) e, mesmo sendo ele filho de Eva, até então a única mulher em idade procriar(pois suas filhas vieram depois), encontra esposa nas terras em que se refugiou.
Contra-senso?

David disse...

Corrigindo:
Onde se lê "Como esses tais achados";
entenda-se "Porém esses tais achados".

Olavo Setúbal disse...

Por que não podemos ler o Gênesis nem como uma alegoria. Ele é mitologia pura, porque transparece uma ignorância total do funcionamento das coisas.

- e Deus cria primeiro a luz e depois a separa das trevas, sendo que basta criar um fonte de luz sobre um planeta redondo para que haja a separação naturalmente.
- e Deus cria o sol (o luzeiro) após ter criado a luz.
- e Deus cria um firmamento entre as águas superiores e as águas inferiores. claro que não conheciam a evaporação. acreditavam as chuvas eram as "águas superiores" caindo por frestas no firmamento.
- e Deus chamou ao firmamento "céus". claro que foi Ele quem criou o hebraico...
- em primeiro lugar Ele cria os peixes e as aves, sendo que estas evoluíram dos répteis.
- ele descansou no 7º dia. aí está um dos versículos mais desabonadores para um deus onipotente
- no capítulo 2 vers. 12 lemos "o ouro dessa região é puro; encontra-se ali também o bdélio e a pedra ônix" para que diabos serviam o ouro e o ônix do jardim do éden, se não existia vaidade nem comércio?
- no vers. 19, vemos mais uma vez que Deus criou o hebraico: "Tendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todos os animais dos campos, e todas as aves dos céus, levou-os ao homem, para ver como ele os havia de chamar; e todo o nome que o homem pôs aos animais vivos, esse é o seu verdadeiro nome". kkkkk ou seja, é pecado você chamar um canídeo domesticado de cão. deve chamá-lo por seu nome real, algo como halalan ou sei lá como aquelas bestas do velho testamento se comunicavam...
- vers. 22 - "E da costela que tinha tomado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher...". ou seja, o homem deveria ser assimétrico, já que o Gênesis fala em uma costela e não em duas.
- cap 3 vers. 08 - "E eis que ouviram o barulho (dos passos) do Senhor Deus que passeava no jardim, à hora da brisa da tarde." Que trash. Que raio de Deus é esse que fica passeando para aproveitar a brisa? Se o casal primordial não tivesse comido do fruto proibido o Criador ficaria caminhando pelo jardim eternamente? Convenhamos...
- vers. 22 - "E o Senhor Deus disse: 'Eis que o homem se tornou como um de nós, conhecedor do bem e do mal. Agora, pois, cuidemos que ele não estenda a sua mão e tome também do fruto da árvore da vida, e o coma, e viva eternamente.'" Então outros deuses, conhecedores do bem e do mal, habitavam o Éden? depois disse vem a história de caim e abel
- no cap. 4 vers 25 - "Adão conheceu outra vez sua mulher, e esta deu à luz um filho, ao qual pôs o nome de Set, dizendo: 'Deus deu-me uma posteridade para substituir Abel, que Caim matou.'" - ou seja, realmente Caim saiu de onde habitavam e foi "conhecer" mulheres em outras cidades. E Eva só foi "conhecer" novamente Adão após Lamec, o tataraneto de Caim, que já tinha duas mulheres e já tinha matado um homem...
ÊTA ESTORINHA DA CAROCHINHA...

pintoribeiro disse...

Boa noite Kamarada. Amanhã volto com tempo. Agora vim só deixar um abraço. Obrigado por teres lá ido.

João Philippe disse...

Quanto à questão muçulmana, o problema não é eles viverem na Europa. O problema é que eles querem continuar com seus costumes bárbaros mesmo quando estes constituem crime no país onde nasceram. Há centenas de casos de jovens muçulmanas assassinadas por pais ou irmãos no Reino Unido sendo investigados. O motivo? Geralmente o fato de se relacionarem com homens não autorizados pela família...

Especificamente, falei do hábito que os muçulmanos residentes na Europa têm de ameaçar e matar qualquer um que diga algo contra o Islã. Você pode ofender o cristianismo o quanto quiser. Atreva-se a fazer um documentário, ou mesmo algumas caricaturas criticando o Islã e será perseguido e ameaçado de morte por milhares de fanáticos.

Já ouviste falar de Ayaan Hirsi Ali? Ela foi a roteirista de Submission. Nascida na Somália, emigrou para a Holanda e lá se tornou deputada. Criada na religião islâmica, renegou a sua fé e era a maior crítica do Islã antes de ser ameaçada de morte e ter sua cidadania cassada, porque o governo holandês se caga de medo dos marroquinos que aterrorizam seus subúrbios. Isso sem falar em "clérigos" como Omar Bakr e Abu Hamza, que pregaram abertamente a destruição do ocidente em plena Trafalgar Square!

Óbvio que os muçulmanos querem paz. Desde que nossas mulheres voltem a ser cabras falantes e que toda e qualquer blasfêmia contra o Islã seja punida com a morte. A Guerra de Civilizações existe, e é incontornável. Uma cultura que abomina a liberdade de expressão, a igualdade perante a lei entre os sexos, mutila sexualmente suas mulheres e exige que um pai sacrifique uma filha em nome de um conceito abstrato chamado honra e uma cultura doente. E tem que desaparecer.

Não tenho esperanças. A Europa vai sucumbir ante as hordas maometanas. Ainda veremos Paris, Berlim, Madrid e Londes se ficarem idênticas a Lahore, Riyad, Teerã e Cartum.

Costajr disse...

A Biblía é um livro de fé e não de ciência. Se os antigos, sobretudo na Idade Média, erraram ao tomar as Sagradas Escrituras como verdades científicas, os modernos erram na outra extremidade, ao querer desmoralizar a Bíblia com descobertas científicas.

Muitos se declaram ateus, outros gnósticos, eu me declaro cristão e como cristão aceito os postulados da fé cristã.

A Ciência trata do mudo natural, as religiões do mundo espiritual, conhecendo os limites de cada uma, todos viverão em paz.

um abraço.

Blogildo disse...

Eu achei o texto interessante, mas a mistura de ciência com religião é algo que não vai muito longe.

Eu digo isso, por que os dois segmentos se batem desde que o mundo é mundo.

O pecado original é apenas um aspecto de toda a doutrina cristã. Mesmo tirando-o, ainda temos outras questões: Deus existe? Por que estamos aqui? Qual é o objetivo da vida? etc. Ou seja, o pecado original é apenas UM elemento. Tirando-o, o cristianismo perde uma das bases, claro. Mas, estaria longe de acabar.
Afinal, existem padres que acendem vela para Cristo e para Darwin.

Abraço!

Olavo Setúbal disse...

costajr

"a bíblia é um livro de fé"

acontece que a fé cristã tem um caráter histórico indissociável de suas verdades reveladas. o budismo baseia-se, primordialmente, em uma filosofia. nele a questão histórica não é tão importante quanto na fé cristã.
se o pecado original depende do monogenismo para existir, o batismo pode se revelar inócuo, a vinda de cristo, a imaculada conceição, a infalibilidade papal...
quer saber? acredite no quiser. tenho que almoçar!

João Moutinho disse...

Depois do amável convite tive de passar por aqui, e devo dizer que dou o tempo por bem empregue. Mesmo discordando da conclusão.
"O Pecado Original" é uma metáfora que serviu para justificar muitos disparates - e crimes incluidos.
As primeiras sociedades humanas deverão ter sido matriarcais, e ainda temos alguns vestígios disso no nosso desenvolvimento biológico. Basta ver que a mulher quando deixa de ser mãe (menopausa) passa para avó e quando o homem deixa de ser pai passa para debaixo da terra - enfim, de grosso modo.
Mas a Revelação de Deus ao Homem é progressiva, o conehcimento é dado com aquilo que ele pode suportar em cada época.
Com o cristianismo acontece o mesmo que sucedeu com o judaísmo há 2000 anos, é renovado divinamente.
Se Jesus sucedeu a Moisés, Bahá'u'lláh sucede a Jesus e Cristo e, tal como da primeira vez, veio do "Céu".
Assim, o pecado original deve ser visto no seu contexto e não como uma nuvem que nos impede de reconhecer O Sol.
O blog em que mais escrevo é "A Paz Universal", se lá quiser passar terei muito gosto.

Olavo Setúbal disse...

João Moutinho

Só porque a mensagem desse bahá'u'lláh é bonitinha, estilo John Lennon, não quer dizer que ele seja sucessor de cristo, o qual, aliás, sequer existiu (você é inteligente e poderá verificar essas coisas). Se Einstein tivesse dito que a teoria da relatividade lhe havia sido ditada por um anjo, os mais dispostos a crer nesse tipo de disparate acreditariam, apenas porque a teoria é "maravilhosa demais para ser proposta por um homem". O mesmo vale para Newton ou Eratóstenes. Se este, séculos antes de cristo, tivesse dito que a circunferência da Terra tem uns 40.000 km e que a revelação viera de um anjo, quem duvidaria disso hoje em dia? Quem dissesse que ele poderia ter chegado a essa conclusão durante o solstício de verão cravando uma estaca em Alexandria e outra em Siena (Assuã), fazendo uma regra de três com o tamanho das sombras das estacas, seria tomado por um reles cético empedernido a quem a metafísica irrita. Sorte nossa que esses grandes cientistas estavam mais interessados no conhecimento do que na promoção de seus egos à divindade (benditos sejam).
Então esse bahá'u'lláh é o sucessor de cristo porque tem uma mensagem bonitinha? (embora muito válida, sendo sincero).
Acorde, Moutinho! Você pode seguir tudo o que seu "mestre" ensina sem lhe conferir aura divina.
Abraços

Anônimo disse...

No Brasil está TUDO ERRADO ....

Tô perdendo as esperanças !

David disse...

Olavo,

Eu entendo perfeitamente o seu ponto. É quase o meu também. A diferença é que, embora eu não creia em nada que não seja provado, sou a favor de preceitos religiosos, como regras gerais de boa conduta. Claro que estas não são seguidas, mas se fossem, o mundo seria muitíssimo melhor.
Aos crêem, que sejam felizes e sinceros com sua crença. A nós outros, que consigamos explicações racionais e propostas reais de bem-aventurança.

Anônimo disse...

Não esqueça da blogagem coletiva.

Hoje , dia vinte, todos de nariz de palhaço e os q não tiverem, baixem uma imagem de palhaço no google.

Não esqueçam a frase:

"Não somos palhaços. Aumentem sua carga de trabalho, não seus salários".

A idéia é do grande blogueiro Ricardo Rayol, com a ajuda do David, vulgo : Aqui não genésio.

João Moutinho disse...

Não me parece ser muito correcto comparar um Enviado de Deus com John Lennon - mesmo que mereça a maior admiração.
No momento actual paraece dificil de acreditar mas o que vai resover (para bem) a presente situção mundial vai ser a Religião.

Anônimo disse...

Eneadactilo, gostei do post. Acredito em algumas partes da Biblia, em outras nao. Como alguem disse ai em cima, eh dificil ler o Genesis sem encarar como mitologia. Sempre me fiz a pergunta: se tivemos somente Adao e Eva, como pode ter sido que os filhos deles procriaram? Incesto? Logico que nao acredito em "criacionimo", e sim na evolucao dos seres. Mas isso nao impede que eu acredite em Deus.

Acho a religiao importante na medida em que serve como instrumento de moralizacao da sociedade.

Catellius disse...

David,
Você escreveu:
"Nada impede, claro, que essa teoria esteja absolutamente correta. Ou errada.
Somente mulheres carregam determinados cromossomos, como o duplo X que lhes confere o sexo. Até onde li a respeito, não se sabe com certeza o que confere esta mitocôndria com o passar de gerações."

O oxigênio é um gás altamente inflamável e perigoso, e a mitocôndria é a organela que transforma oxigênio em energia para o homem. Extrai energia também de substâncias como a glicose. Acredita-se que as mitocôndrias já existiram um dia como entidades separadas das suas atuais células-hospedeiras. Por isso possuem um DNA próprio (não confundir com o DNA que está no núcleo da célula, que, de fato, contribui para a identidade do indivíduo).

Como está claro no post, a mitocôndria funciona como o sobrenome que herdamos do pai, mas no seu caso a linhagem é materna. Quando da fecundação, as mitocôndrias do pai não penetram no gameta feminino (o óvulo destrói as mitocôndrias existentes no espermatozóide), gameta este possuidor das mitocôndrias da mãe. Assim, o ovo que se forma apenas possui mitocôndrias herdadas da mãe. Analisando o DNA mitocondrial conhecemos as nossas origens maternas e podemos constatar que toda a humanidade descende de uma "Eva Mitocondrial" africana, embora tenham existido inúmeras outras Evas em outros continentes.

Foi registrado um ou outro caso de mitocôndrias herdadas do pai. Bizarro, não? Óvulo incompetente?

David disse...

Exato.Eu não soube escrever de maneira correta. É exatamete com relações a essas "aberrações" a que me refiro. Sempre há algo novo a se descoobrir. Tome por exemplo o pancreas, que se achava, até bem pouco tempo, que só produzia a insulina. Descobertas novas todos os dias, comprovações ou descartes novos todos os dias.

Anônimo disse...

Boas Festas para você e sua família.
Um abraço.

andre wernner disse...

Eneadáctilo,
Agradeço a visita que você fez ao meu blogue e, aproveito para desejar um Feliz Natal e Próspero Ano Novo juntamente com seus familiares, e que 2007 seja de muitas realizações, saúde e verdinhas ($$$) no bolso!
Abs

André disse...

Já li algo sobre essa Eva Mitocondrial, mas seu texto esclarece melhor as coisas, muito bom.

a.h disse...

Em Mean Girls (2004), filme no qual Lindsay Lohan interpreta uma garota criada na África que se muda para Chicago há uma excelente tirada sobre a formação escolar criacionista, já que sua personagem estudara em casa. Embora não fosse seu caso, isto é algo muito comum para aqueles pais que discordam da biologia e os conceitos advindos da teoria da evolução. Em certo momento com narração sobre o assunto aparecem alguns garotos com cara de retardados que proferem a seguinte pérola de seu solipsismo:


"E no terceiro dia, deus criou o rifle Remington que o homem usou para acabar com os dinossauros e os homossexuais..."


Perfeito!

Anônimo disse...

A lei da Geração Espôntânea já foi batida pela LEI DA BIOGÊNESE, mas VOCÊS INSISTEM NELA.

AS PRIMEIRAS PESQUISAS SOBRE A EVA MITOCONDRIAL, COM O MÉTODO DE DATAÇÃO EVOLUCIONISTA (QUE SÃO UMA PIADA) INDICAVAM QUE ELA TERIA VIVIDO A MILHARES DE ANOS ATRÁS.
MAS MEU AMIGO, CONO PODERIAM OS EVOLUCIONISTAS USAREM SEUS MÉTODOS DE DATAÇÕES NUM ESTUDO ONDE SE OBSERVAVA APENAS AS ALTERAÇÕES NO DNA?
IMPOSSÍVEL E IRRACIONAL NÃO É?
Aí teve um cientista que propôs que a melhor forma seria contando as alterações no DNA, algo do tipo:
E por fim, chegaram a conclusão de que a Eva Mitocondrial viveu entre 6 mil e 7 mil anos atrás, aproximadamente!


No dia primeiro de janeiro de 1987, o periódico britânico Nature sacudiu o mundo científico com um artigo entitulado “Mitochondrial DNA and human evolution” (DNA mitocondrial e a evolução humana). Escrito por Rebecca Cann da Universidade do Havaí, juntamente com Mark Stoneking e Allan Wilson, de Berkeley, o artigo anunciou a descoberta impressionante de que todas as pessoas na Terra vivas atualmente herdaram seus genes mitocondriais de apenas uma mulher.
PELAS MUTAÇÕES NO DNA MITROCONDRIAL,NOS SABEMOS QUE ESTA EVA MIDTROCONDRIAL VIVEU HÁ CERCA DE SEIS MIL ANOS ATRÁS!Muita coincidência não é mesmo?
EM PRIMEIRO LUGAR, AS INVESTIGAÇÕES EM TORNO DO DNA MITOCONDRIAL HERDADO UNICAMENTE DA MÃE, DEMONSTRAM QUE TODOS OS SERES HUMANOS DESCENDEM DE UMA ÚNICA MULHER. Os evolucionistas,(como era de se esperar) situam essa mulher no tempo algures entre 55 000 e 425 000 anos atrás, embora se tenha vindo a observar que a taxa de mutações deste tipo de DNA é muito mais elevada do que o normal, pelo que a mesma pode ser datada num tempo muito mais recente, como se espera do criacionismo.
Em segundo lugar, investigações feitas em torno do Cromossomo Y demonstram que TODOS OS SERES HUMANOS DESCENDEM DE UM MESMO HOMEM, EXATAMENTE COMO PREVISTO PELO CRIACIONISMO.É interessante que estudos específicos sobre o Cromossomo Y de Judeus e Árabes confirmam o ensino do Gênesis sobre Abraão, na medida em que demonstram que uns e outros descendem de um mesmo homem.

Em terceiro lugar, um recente artigo na revista Nature, baseado em estudos feitos por especialistas de matemática da Universidade de Yale e do MIT na área da estatística populacional, apoiado na utilização de supercomputadores, veio demonstrar que O ANCESTRAL COMUM DE TODOS OS SERES HUMANOS VIVOS EXISTIU APENAS HÁ POUCOS MILHARES DE ANOS ATRÁS , também isso em plena consonância com as previsões do Criacionismo, que afirmam que Noé é o nosso ancestral comum. Este resultado foi considerado surpreendente pelos autores do estudo, embora só possa surpreender os evolucionistas. Mais uma vez se vê que quando se desce do plano das especulações antiteístas para o domínio dos fatos propriamente ditos o Criacionismo tem vantagem sobre a Teoria da Evolução.
Segundo os evolucionistas,a Eva mitocondrial teria vivido na África há aproximadamente 200.000 anos.MAS NEM ELES MESMOS SABEM QUANDO FOI QUE ELA VIVEU:Em 1987, Wilson e sua equipe calcularam para a Eva mitocondrial uma idade entre 190.000 e 200.000 anos. Oito anos depois, Horai lhe atribui uma idade de 143.000 anos. Outros, como Francisco Ayala, falam atualmente de uma “população ancestral” que teria vivido na África entre 100.000 e 200.000 anos atrás. Por sua vez, Luca Cavalli Sforza, da Universidade de Stanford, estima a idade dessa mesma população entre 100.000 e 170.000 anos. NÃO HÁ DÚVIDA DE QUE ANDAMOS SOBRE UM TERRENO ESCORREGADIO, ONDE ATÉ AGORA NÃO HOUVE CONSENSO ENTRE OS CIENTISTAS.
POR FIM,COMO JÁ DISSE,ANALISANDO AS MUTAÇÕES NO DNA MITROCONDRIAL,NOS SABEMOS QUE ESTA EVA MIDTROCONDRIAL VIVEU HÁ CERCA DE SEIS MIL ANOS ATRÁS.ENTÃO,OS EVOLUCIONISTAS DIZEM QUE HÁ SEIS MIL ANOS ATRÁS FOI QUANDO ATINGIMOS O ÁPICE DA EVOLUÇÃO(?)
Os genes mitocondriais são altamente adequados para o estudo; Primeiro de tudo,eles permitem um olhar mais refinado e próximo das mudanças genéticas que ocorreram na espécie humana. Em segundo lugar, as mitocôndrias são herdadas apenas pela linha materna. Embora as células do espermatozóide contenham algumas mitocôndrias, elas não se tornam parte da população mitocondrial do zigoto (o óvulo fertilizado.
Deus deixou isto como o testemunho de sua criação. OUÇA ESTE ÁUDIO a partir do trecho 25min-27 Min,E VEJA AS DECLARAÇÕES DE UM CIENTISTA,AUTORIDADE NO ASSUNTO,CONFIRMANDO ESTES ESTUDOS SOBRE A Eva MITOCONDRIAL.
http://www.monergismo.com/textos/sermoes...


QUANTO TEMPO ATRÁS VIVEU A EVA MITOCONDRIAL?


PARA RESPONDER A ESTA SITUAÇÃO, É PRECISO SABER COM QUE FREQÜÊNCIA OCORREM MUTAÇÕES NO “MTDNA”. As primeiras estimativas baseavam-se no seguinte raciocínio defeituoso: "Os seres humanos e chimpanzés tiveram um ancestral comum cerca de 5 milhões de anos atrás. Porque o mtDNA em seres humanos e chimpanzés diferem em 1000 lugares, uma mutação ocorre a cada 10000 anos. "Outra abordagem errada começou por assumir que a Austrália foi o primeiro povoado 40000 anos atrás. O número médio de mutações mitocondrial entre os aborígenes australianos divididos por 40000 anos desde outro ritmo extremamente lento mutação para mtDNA. Estas taxas estimadas, com base em evolução, levou à crença errada que A Eva mitocondrial viveu a 100000-200000 anos atrás.Isto surpreendeu os evolucionistas, que acreditam que o nosso ancestral comum viveu há 31,32 milhões de anos atrás.
A MAIOR SURPRESA, PORÉM, OCORREU EM 1997, QUANDO FOI ANUNCIADO QUE MUTAÇÕES NO "MTDNA" OCORREM 20 VEZES MAIS RÁPIDO DO QUE HAVIA SIDO ESTIMADO. Utilizando as NOVAS DESCOBERTAS, as taxas mais precisas, DESCOBRIMOS QUE A EVA MITOCONDRIAL VIVEU APENAS CERCA DE 6500 ANOS ATRÁS.

Então, minhas informações estão ATUALIZADAS, NÃO É VERDADE QUE A MULHER NASCEU ANTES DO HOMEM,as pesquisas científicas andam, mas vocês pararam no tempo...
ALÉM DISSO, VOCÊ COMETEU OUTRA GAFE:
DISSE QUE A MULHER NASCEU PRIMEIRO QUE O HOMEM: SE ELA NASCEU PRIMEIRO QUE O HOMEM, VEIO DE OUTRA VIDA, E NÃO FORA EVOLUÍDA E NEM SURGIU DO ACASO.
Veja, falei sobre isto nesta questão abaixo, não tem jeito amigo, a ciência está ao lado de Deus (rsrsrsrsrs).
Um abraço, e veja a questão ONDE FALEI SOBRE ISSO:
1 mês atrás
Fonte(s):
http://au.answers.yahoo.com/question/ind...

Anônimo disse...

Ola sou muçulmano.

Primeiro informo que a fé bahai é uma seita islamica xiita, bahaullah(hussain ali) e bab(ali mohammad) foram muçulmanos durante toda a vida deles e bahaullah disse que substituia bab que iniciou um ciclo profetico terminado em maomé,tudo que eles escreveram é islamico, até o famoso "em nome de Deus, o clemente..." esta la, bordões islamicos, ideias islamicas e crenças islamicas como dos 12 imans.Dentro desta teologia quem substitue jesus é maomé , e jesus substitui moises, esta é teologia islamica xiita a qual a fé bahai foi seita, bahaullah e bab eram muçulmanos xiitas.

Segundo: realmente no alcorão e em parte no genesis tem sim terreiro para colocar a evolução das especies como verdadeira origem humana.Eu mesmo anos atras escrevi um texto sobre isto, realmente Deus diz no alcorão coisas que podem se contradizer e depois explicar, ele diz que todos os seres vivos vieram da água inclusive o homem, depois diz que o homem veio da argila.Depois diz que ele aumenta a criação e a modifica como lhe apraz e por ai vai.
No genesis a ordem das especieis que aparecem é muito parecida com a da evolução, ou seja: existe sim terreno para isto.

OBS: Eu vi um comentário preconceituoso de uma pessoa contra nós muçulmanos.Eu informo que o islam tem hoje mais de 1.5 bilhão de pessoas no mundo, o islam é estatal em mais de 60 paises e segunda religião de mais de 100.A europa , os bizantinos, os mongois de gengis khan ja tentaram destruir o islam e não conseguiram , sempre o islam sai vitorioso, igualmente agora nesta perseguição global que se deu porque o capitalismo quer as rezervas de petroleo do oriente médio.

Anônimo disse...

Ah!! Sr. Muçimano, quer dizer então que eu posso criticar o ilamismo e não vou ser condenada a morte e nem perceguida? Não é isso o que se vê
Ah! quer dizer que se eu fosse muçulmana mulher, poderia casar com quem quisesse sem sofre represálias e nem morrer de medo de morrer? Não é isso que se vê.
Ah! quer dizer que eu morando num país estritamente muçulmano poderia optar por outra religião e não seria presa e torturada por isso? Não é isso o que se vê.
Ah! E por aí a fora, quero ver você desdizer tudo o que o nosso colega escritor disse a respeito e pois de pré conceito não se vê nada, são observações e não opinião de conhecimento de causa.
Eu sendo mulher, não tenho a menor dúvida de que nas páginas do corão, sou apenas um objeto de comércio, sem corpo, e sem alma.
Não sei como tem coragem de dizer que é coisa de preconceito, toda essa verdade que sê vê. Ou só você (s) que são muçulmanos não leêm o que está escrito no corão.

Anônimo disse...

Boas.

Deus nao existe?
A Biblia é uma Chachada?
Jesus nao morreu na cruz?

Sabem por muito que se baseiam em factos cientificos ou factos religiosos, nao irao conhecer Deus e toda a sua esencia.

Ele nao vos dá apenas palavras e o seu principal objectivo nao é dizer-vos como tudo começou, mas sim como voces o podem conhecer, como voces tem vida, como voces tem a verdadeira alegria.


Procurem Deus verdadeiramente, ai poderam dizer se Ele existe ou nao, ja leram os ensinamentos de Jesus?
Sao perfeitos para enfrentar o nosso dia e para alcaçar-mos a vida eterna. . . Ou foste Tu criado para morreres?
O principal objectivo de Deus criar o Homem, é para que tenha comunhao com Ele eternamente, e Adao pecou ai, desrespeitou um ser muito mais sábio e conhecedor. tu foste criado à imagem de Deus mas nao fisicamente, mas sim por dentro, o Teu sentir, comunicar, expressar, o teu coraçao, purifica o com a Luz de Cristo nas vocas vidas.

Anônimo disse...

Bom ,

A muitos e muitos séculos o homem busca uma teoria para sua existência,

mais vamos voltar mais atrás,

existiu um homem chamado Moisés, bom este homem por ter sido sempre obediente a Deus (coisas que vocês nao são) este sim foi muito obediente e para ele o Senhor mostrou toda a origem da vida e toda a história dos antigos homens de Deus ..

Só que o tempo se passou e o homem como sempre foi impaciente com as promessas de Deus , porque é isto que acontece nós seres humanos nunca esperamos as promessas de Deus se cumprirem.

Então os homens começaram a a adorar e criar outros deuses, uns criaram buda, outros estátuas e deuses em geral.

Só que tem um porém Deus deu sabedoria ao homem quer dizer um pinguinho da inteligencia que ele tem, e isso foi o bastante para o homem se transformar em pessoas como voces icredulos acreditando nas suas proprias forçass e nas suas propria inteligencia, se transformando em homens prepotentes e ignorantes, queridos as coisas de Deus sao ocultas para o povo de Deus ..

não adianta voces quererem debaterem contra Deus , entao voces querem me dizer que o terremoto no Japão , os alagamentos e deslizamentos que acontecem aqui no Brasil é pura conhecimencia , é pura ação da natureza , voces querem me dizer que as destruições e todas as atagedias que acontecem no mundo é pura conhecidencia é pura ação do destino NÃO !!!

aprendam uma coisa a ciencia humana não é nada não é nada não é nada !

Sim precisamos dela para muitas coisas pois Deus deixo-ou ela ara nós usufruirmos com sabedoria inteligencia prudencia e com cuidado.

pois sabia desde o começo que o homem iria evoluir no conhecimento pois o ser humano é curioso ele quer sempre estar descobrindo e isso acaba com o proprio homem ,


mais para encerrar pois nao aguento ver que existe pessoas no mundo como voces eu so quero lhes dizer que quando chegar uma dia em que o céu se rasgar e abrir-se no meio e no céu soar um trovão e um raio cortar as extremidades da terra de ponta a ponta , a terra tremer e uma luz vir do céu na qual esta brilhara mais do que o sol , e descer um homem com alarido com voz de arcanjo e com a trombeta de Deus e vir buscar um povo que nao negou a Deus
que nao caiu na conversa de pessoas como voces e resistiu as paixoes terrenas desvirtuando-se de tudo que a de mais errado na terra , um povo que sempre buscou a santificação e sempre andou numa doutrina na qual pra muitos é muito pesada é muito dificil e muitos dizem que nao aguentam e perguntam pra que tudo isso , isso é isagero mais pra entram no céu tem limpo de mao e puro de coração entaão amados continuem na suas prepotencias e nas suas arrogancias carnais que quando o Senhor Jesus voltar eu quero voecs dizerem me desculpa por eu ter falado que existiu uma eva mitocondrial na qual viveu mais de nao sei quantos mil anos atras na qual essa foi a que deu a luz a uma imensa geração , me desculpa por eu ter disto que genises nao faz sentido e é uma historia ficticia !!

como eu aguardo este dia , mais so pra eu encerrar de vez o genises o exodo o deuteromio ,o leviticos o apocalipse e todos os livros sagrados biblicos voce nunca mais nunca conseguiram decifrar , pois como eu disse no começo


AS COISAS DE DEUS É OCULTA AO POVO DE DEUS, AS COISAS SAGRADAS O PRINCIPIO E O FIM !

O ALFA O ÔMEGA SEMPRE ESTARA COM O POVO SANTO E PURO , POIS ELE NÃO ABITA VASOS SUJOS ,

O FIM VEM O FIM VEM O FIM VEM ,

SOMENTE OS ESCOLHIDOS SOMENTE OS QUE TEM FOME E SEDE DE JUSTIÇA PREVALECERAM CONTRA O MAL E ABITARAO NA NOVA JERUSALEM !!

abraçoo e fique com o verdadeiro DEUS ~~

Vitor disse...

kkkk eu nunca vi um post tao ignorante na minha vida! Eu poderia facilmente desmistificar esse seu fraco testo,que demonstra sua total ignorância, baseando-me unicamente na literatura Bíblica. Porém não sei nem se vc ainda existe, ou se algum ignorante ainda visita esse pobre blog, nao jogarei pérolas aos porcos, a nao ser que alguém ainda esteja por aqui e queira essa resposta! by.

Catellius disse...

Estou vivo.
Demonstre minha ignorância com um seu "testo" bíblico, Vitor.

Anônimo disse...

Estou vivo.
Vitor vc é um bocó

Anônimo disse...

Você vai pro inferno querendo matar a fé em Cristo. Experimente ter uma experiência com Deus dobre seu juelho e agradeça de estar vivo somos pó e para o pó voltaremos você precisar ter mais conhecimento do que é um projeto de salvação o legado que o senhor Jesus nos deixo Ele em breve voltara para buscar o seus vai procurar saber o que são dons esperituais e saber que a palavra cura salva e liberta ... não é atoa que evangelho está dominando o mundo o que Jesus falou esta se cumprindo e já se cumpriu tudo pede perdão e reconcilia com Deus enquanto é tempo para que não perecem no inferno 2 morte MARANATA ORA VEM SENHOR JESUS

Anônimo disse...

Quanta bosta...

Com 3 casais vc prova q todos teriam o mesmo sobrenome e isso prova tudo...kkkkk é tão ridiculo, principalmente pq vc nao leva em consideração que para isso acontecer é necessario uma unica combinação que é exatamente a que vc apresenta aqui. Segundo pq nome e sobrenome nao segue a mesma lógica que vc ve no século XXI no Brasil. Nem toda cultura priorizou o homem e nem toda cultura tinha herança de sobrenomes...muitos eram chamados de Fulano filho de Beltrano.

Seu post é de uma ignorância gigante, com o único intuito de refutar o que vc não acredita...apenas isso.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...