20 outubro 2012

O Julgamento do Mensalão

Qual a importância do julgamento do Mensalão para o Brasil? Acho que esta é a pergunta que muitas pessoas se fazem. Vamos tentar fazer um balanço e tentar ver alguns desdobramentos.

Primeiro, temos a opinião do jornalista imortal Merval Pereira. Para ele, o Mensalão em si aprofundou a corrupção no governo Lula na medida em que o presidente se viu obrigado a fazer mais concessões para evitar o impeachment. Muitos dizem que Sarney foi um dos que mais se esforçaram para evitar a abertura de julgamento do presidente por improbidade no Congresso. Mais tarde, Lula teve a oportunidade de retribuir o favor quando, com um telefonema para o senador Delcídio Amaral, evitou a abertura do processo de cassação contra Sarney pelos atos secretos ilegais praticados no Senado.

O PT mudou muito, sem dúvida. Aparentemente, havia um PT de Plínio de Arruda Sampaio e de Florestan Fernandes que foi sendo substituído por um PT de Lula, seus companheiros e ex-guerrilheiros inimigos do Regime Militar, como José Dirceu e José Genoíno. Como já disse o velho poeta comunista Ferreira Gullar, estes que escolheram o caminho da luta armada contra o regime militar sujeitaram todos da Esquerda à perseguição dos militares.

Mas, provavelmente, foi a junção desses sindicalistas com estes ex-guerrilheiros que criou o ambiente propício para o Mensalão. No Brasil, seguindo o argumento do historiador Daniel Airão, a historiografia brasileira tende a supor que aqueles que lutaram contra o Regime Militar sejam democratas, quando na verdade muitos deles tinham outros planos para o país. A própria insistência do ex-ministro e ex-guerrilheiro Franklin Martins em tentar destruir alguns grupos midiáticos e substituí-los por rádios e TVs controladas por ONGs mostra bem o compromisso destes com a democracia. Para gente como ele, democracia é quando eles ganham e ditadura é quando eles perdem.

Hoje, com o julgamento do Mensalão, temos a oportunidade de ver o que há de melhor e o que há de pior no país, a começar pelos ministros do Supremo. Temos desde Toffoli, cujo mérito estava em ter sido advogado de Dirceu, Lula e do PT, tendo sido incapaz de ser aprovado em um concurso para juiz, passando por Lewandowski e sua noticiada amizade pela esposa do ex-presidente Lula e por seu super-salário no período em que esteve no Tribunal de Justiça de São Paulo.

A maioria dos outros ministros tem laços estreitos com o PT, mas talvez não tão próximos da corrente paulista do Campo Majoritário que virou “Construindo um novo Brasil”. Esta corrente de Lula e Dirceu é quem dá as cartas no partido. O maior projeto atual desta corrente é eleger Haddad como prefeito de São Paulo. Nesta disputa eleitoral podemos ver todo o ranço e o modus operandi deste grupo. Primeiro, eles atropelaram a candidata natural que teria sido a Marta Suplicy para colocar alguém mais dócil e dependente, como já havia sido feito no caso da própria Dilma que tem uma lealdade canina com Lula. Eles sabem que permitir o surgimento de lideranças naturais só pode enfraquecer o seu poder e, enquanto puderem, eles não o permitirão. O PT do Campo Majoritário não é um partido democrático aberto à disputa, ao debate e que permite o surgimento de lideranças naturais. Ele é um partido que tem dono.

Marina Silva, que poderia ter disputado a indicação para presidente da República, bem o sabe. É a partir deste quadro que se pode entender a lógica do Mensalão como um projeto de poder de determinado grupo que se coloca como dono de um partido e acima da leis do nosso país. Este grupo só tem como objetivo a conservação do poder e as instituições democráticas são um empecilho em seu caminho.

Em relação à pergunta, qual a importância do julgamento do Mensalão para o Brasil, como ficamos? Arrisco a dizer que se Haddad perder em São Paulo e a cúpula do Campo Majoritário for condenada, talvez isto enfraqueça a influência de Lula sobre o partido permitindo que outros grupos não paulistas tenham mais influência. Por outro lado, se Haddad vencer e a presidente Dilma indultar os réus, pode se estar confirmando a influência e domínio deste grupo sobre o PT e sobre o Brasil.

Quem viver verá.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...