01 maio 2008

Amway, Boi Gordo e Pestana

Quem nunca entrou em uma roubada? Quem nunca foi convidado por algum amigo para ir numa recepção da Amway? Quem não teve um parente que tomou um prejuízo com o Boi Gordo? Quem nunca foi em uma daquelas torturantes apresentações da rede de hotéis portuguesa Pestana?

Qual é a receita de um otário? Ela é simples, é uma combinação que envolve ambição, preguiça e narcisismo. Um bom otário acredita que é diferente e especial. Ele pensa que por isso pode conseguir as coisas que ele merece de forma mais fácil que o resto da humanidade. Se alguém acreditar nisto, um vendedor de Amway, de Boi Gordo ou de pontos dos hotéis Pestana terá alguma chance de ganhar uma comissão.

Eu fui convidado para entrar para a Amway por um colega que tinha sido o primeiro da turma de Engenharia de Software. Ele era um cara que tinha se formado 6 meses antes do prazo e que já tinha apresentado um trabalho em um Congresso no exterior. Quando ele me apresentou o esquema piramidal, eu fiquei um pouco intimidado para discutir com alguém que já tinha feito cálculo numérico, mas ousei afirmar que aquelas progressões que sustentariam a riqueza ilimitada não podiam funcionar. Enfim, pelo menos os produtos deles eram de boa qualidade.

Uma tia minha me contou que tinha não sei quantas cabeças de gado. Fiquei intrigado, pois ela não tinha terra. Contou-me então que havia investido no Boi Gordo. Falei para ela vender imediatamente aquele investimento, pois se alguém quisesse investir em gado deveria fazer pela BMF onde havia alguma fiscalização. Não deu outra. Ela se desfez de metade do investimento, mas ficou se sentindo segura e perdeu o equivalente a um carro zero com a liquidação daquela furada.

Outro dia, um amigo me convidou para ir a uma apresentação dos hotéis Pestana em troca de 3 diárias em alguns dos hotéis da rede no Brasil e de um jantar em um restaurante português. Fui otário. Cheguei lá e fui encaminhado para a cobertura onde fui recebido por um vendedor que fez um tour pelo hotel. Depois, ele me levou para uma sala onde devia ter mais uns 10 vendedores à toa. Quando vi aquilo, pensei que tinha entrado em uma roubada ... mas eu já estava fisgado. O vendedor havia balançado na minha frente o papel que me prometia 3 diárias.

47 dolorosos minutos depois e após a gerente dele ter me oferecido um desconto de R$ 10.000 se eu assinasse na hora um contrato de R$ 50.000 por 800.000 pontos de férias nos próximos 15 anos, finalmente a tortura terminou. O vendedor era simpático e a gerente era o “policial mau” que me ameaçou de passar o resto da vida me hospedando em albergue caso não assinássemos aquele maravilhoso contrato que nos daria um hotel 5 estrelas pelo preço de um hotel 3 estrelas.

Finalmente, sai de lá com um voucher e um convite para jantar em um restaurante português. No restaurante descobri que deveria fazer a reserva no dia anterior e que não tinha direito a bacalhau. Mais tarde, lendo o voucher, vi que havia uma “taxa” de utilização de R$ 210,00 mais a exigência de encaminhar o pedido via fax ou cópia digitalizada a uma central de atendimento. Enfim, me senti um otário muito especial.

4 comentários:

Anônimo disse...

Não sabe usar a palavrinha mágica “não”? Existem outros hotéis, mané.

Vc é mesmo um otário.

Anônimo disse...

Sabe qual é a uma das maiores virtudes do ser humano?
Reconhecimento!!!!!!
Reconhecer na hora certa que é um ....
No seu caso reconheceu que é um .... otário!!!!!!
Se você reconheceu isso, que sou eu para tirar seu titulo... OTÁRIO!!!!
Não se preocupe, esse titulo não é só seu não se sinta a última bolacha do pacote....
Já existem muitos OTÁRIOS por ai...
Mas não se esqueça : Você é OTÁRIO!!!!

Anônimo disse...

hehehe

Jardel disse...

Olá meu irmão,

entendo perfeitamente o que vc está querendo dizer, e concordo com as 3 características de um "otário". O discurso sobre enriquecer "rápido", sem precisar de estudo, aparência, ou qualquer outra qualidade, ou que você é "especial", que tem mais motivação ou chances do que os outros que já tentaram, assusta à quem tem um pouco de inteligencia.

Abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...