18 janeiro 2008

Adeus, caríssimo!

Convidado a participar deste blog, vamos então começar discutindo. A discussão vem de outras andanças, às quais não serão alheios os participantes do mundo blogueiro. Em próximos postings, prometo crônicas mais interessantes.

ADEUS, CARÍSSIMO!

“Espero que aceite minhas desculpas. Mas não aceitando, que continue postando os teus textos. Embora "editor", o jornal é muito mais dos colunistas do que meu”. Isto escrevia Diogo Chiuso, há cerca de 24 horas atrás. Em mensagem no Orkut, escreveu: "Mesmo assim, se o teu desejo é sair gritando a todos que sofreu censura, pouco me importa, já que só seria censura se tivessem lhe privado o espaço ou a liberdade para escrever o que bem entende. Isso não ocorre, nem ocorreu. Você tem acesso ao jornal e não escreve porque não quer".

Mas a Internet é rápida. Ainda hoje, em nova mensagem, escreve Diogo: “Convém lembrar que todos os moderadores vêem esta tua atitude como uma cretinice. Se o teu desejo é gritar por aí que eu o censurei, vou facilitar as coisas. Após esta postagem irei cancelar tua conta no blog. E parte de mim a iniciativa, para dar mais veracidade a campanha da fictícia censura que já iniciaste.”

Tão coerente como o Metamorfose Ambulante. Estranhos canais subterrâneos unem um Diogo Chiuso a um Lula da Silva.

Claro que Diogo me censurou. Deletou artigo em que eu refutava suas infantilidades. Não suportou o debate. Ou seja: “Você, Janer, pode continuar postando seus textos. Mas não vai postar mais nenhum”. Brilhante propósito de liberdade de expressão.

Bom, vamos aos fatos mais recentes. Em um primeiro mail, Diogo escreveu: “um dos moderadores achou por bem encerrar as discussões naquele post por entender que a discussão atingiu o seu limite”.

No segundo mail, há uma nova versão: “todos os moderadores concordam que a discussão daquele post passou dos limites”.

Afinal, foi um moderador? Ou foram todos os moderadores? Pedi ao Diogo o email dos moderadores. Queria conversar com eles. Até agora, Diogo não os enviou. Queria discutir com eles por que razões minha resposta foi deletada. Que Diogo deletasse a sua, não vejo nenhum problema. As pessoas acabam se pejando de dizer bobagens. Isto de bobagens não é afirmação minha. É admissão do próprio Diogo, em mensagem que reproduzi dois ou três posts atrás: “Já o teu comentário eu deletei em seguida, pois era dirigido às bobagens que eu havia escrito e já deletado”.

Que Diogo deletasse suas bobagens, é direito seu. Mas não podia deletar a minha mensagem. Isto é censura.

Neste sentido, o jornal católico conservador Midiasemmascara foi mais decente comigo. Sei que quem censurou meus textos foi Olavo de Carvalho. No Expressionista, não sei. Diogo delega a censura a um suposto colegiado de moderadores, e não ousa dar-me o nome de nenhum. Até parece administração do MASP, cujos membros são ocultos. Ou uma espécie de maçonaria, onde barbados parecem criancinhas brincando de segredinhos.

Diogo, já o recebi com bom vinhos em minha casa. Mais ainda: certa noite Diogo cozinhou um peixe divino chez moi. Entramos madrugadas adentro discutindo o homem e o mundo. Diogo fez uma excelente entrevista comigo, que pode ser achada na Web. (De repente, a reproduzo neste blog). Convidado para escrever no Expressionista, aderi ao convite com prazer. Gostei de debater com os leitores. Suponho que minha contribuição tenha trazido muitos outros leitores ao site.

Hoje, censurado! Diogo parece estar vivendo nos anos 70, quando alguém censurado era censurado pour de bon. Nestes dias de Internet, isto não mais vige. Se sou censurado aqui, escrevo acolá. Impossível impedir a livre expressão nestes dias. O que aconteceu, a meu ver, foi que um menino inseguro não suportou ouvir críticas a suas posturas adolescentes.

Deploro apenas não mais escrever em um jornal que gostei de escrever. Paciência. Meus leitores podem sempre encontrar-me neste blog, onde jamais me passou pela cabeça exercer censura sobre mim mesmo. O Expressionista parece estar encontrando sua vocação. Doidivanas que nada entendem de mundo, perambulando pela Europa e deitando erudição sobre países onde recém chegaram e dos quais nada conhecem. Católicos enrustidos – que não ousam dizer o próprio nome – condenando o aborto, aderindo a uma das mais obsoletas teses da Igreja Católica. Testemunhas de Jeová pontificando sobre o cristianismo. Também sem ousar identificar-se como Testemunhas de Jeová.

O Expressionista está cada vez mais próximo do Midiasemmascara. Resta a pergunta: quem foram os moderadores que censuraram meu artigo?

Ou você responde, Diogo. Ou você é vil.

20 comentários:

Heitor Abranches disse...

Janer,

Seja bem ao Blog. Precisamos de novas obsessões, às vezes eu me canso das minhas.

O Catelliu sabe que sou contra a censura...mas fazendo um Clausewitz...a censura é a continuação do debate pelo silenciamento do interlocutor....

rsrsrs

Heitor Abranches disse...

onde se lê bem leia-se bem vindo...

Heitor Abranches disse...

tá maus o negócio...

onde se lê Clausewitz leia-se um paralelo com Clausewitz...

ufa.

Catellius disse...

Seja bem-vindo, caro Janer.

Não tinha visto este seu post, apenas o do Anselmo. Os dois chegaram simultaneamente...

Não sei como colocar apenas um resumo de cada artigo na página principal, para um novo post não "sepultar" o anterior. Vou procurar saber como providenciar isso. No Wordpress é fácil...

+ raaport + disse...

O baile no galpão chiuso tava meio sem graça: muito fechado, muita poera e poca dança, índio pisando em pala, bah, um bochincho! Além de uma china meio doida, de poca prenda e mucha fala. Inda bem que os amigo dexaro as direção do sítio novo...

Bocage disse...

Supresa agradabilíssima: Janer no Pugnacitas. Tudo a ver!

Catellius, tenta este site: Blogger Tips and Tricks - Expandable Post Summary for the New Blogger (formerly beta)

Catellius disse...

Valeu, Bocage! Vou ler o tutorial.

Você está sumido, heim?

Ricardo Rayol disse...

Como sou alienado e não tenho orkut não entendi porra nenhuma.

Paulo C. Barreto disse...

Ricardo Rayol não está perdendo muita coisa. Orkut é uma tremenda perda de tempo. É o retrato vivo da internet paranóica: todo mundo é pressionado a participar para ser "alguém", todos ficam vigiando todos, aparência é tudo e mais alguma coisa, analfabetos colhem alegremente os frutos de sua superioridade numérica. A Google Inc. mantém o Orkut em versão beta da qual não sairá nunca. O mundo inteiro virou as costas para o Orkut. Melhor para brasileiros típicos, que não reconhecem o mundo além do próprio umbigo.

Anônimo disse...

Logo que o orkut chegou por aqui abri uma conta, e logo depois cometi orkuticídio. Paulo Barreto descreveu muito bem aquilo. É o paraíso da mediocridade, como o mundo dos blogs...

Paulo C. Barreto disse...

Não costumo agradecer a anônimos, mas tudo bem. :-) Orkut não chegou a ser original quanto ao "tribalismo", padrão que vejo desde o tempo do IRC. Internautas brasileiros gozam as delícias de bater papo uns com os outros, dentro de sua zona de conforto. Ao mesmo tempo, saem correndo de fóruns internacionais como se não-brasileiros fossem leprosos ou radiativos.

Catellius disse...

17/01/2008 | 17h13 | Itália

Missa no Vaticano recebe animais domésticos

Fiéis levaram nesta quinta-feira seus animais domésticos à Praça São Pedro para a festa de Santo Antonio Abate, protetor dos animais domésticos. A iniciativa foi organizada pela Associação Italiana de Criadores e cinco mil de seus membros compareceram ao Vaticano com cavalos, galinhas, cabras, coelhos, cachorros e até um avestruz. A festa de Santo Antonio Abate foi celebrada com uma missa na Basílica de São Pedro, realizada pelo cardeal Angelo Comastri, que benzeu os animais após a cerimônia.

Representantes da associação assistiram ontem à audiência geral de Bento XVI, na qual o Papa exortou os criadores italiano a trabalhar "cada vez mais em respeito ao meio ambiente" e "a favor da segurança alimentar dos cidadãos". "Que a festa litúrgica de seu patrono Santo Antonio Abate suscite o desejo de aderir com crescente generosidade a Cristo e testemunhar com alegria seu Evangelho", disse o Papa. As informações são da Ansa.

Da Agência O Globo


Comentário: Toda missa parece festa de Santo Antonio Abate...

Considerando que a ICAR louva mais a morte do que a vida, nada melhor do que um santo cujo sobrenome é "abate" para ser padroeiro de animais...
E São Francisco, não fica com ciúmes?
Se bem que o negócio dele era com bichinhos silvestres...

Raphael Piaia disse...

Além dos animais, um amigo comentou que em São Paulo alguns padres benzem os carros no dia de São Cristovão (jogando água benzida nos para-brisas) para evitar que eles sejam assaltados.

O que esperar de gente assim?

Catellius disse...

É Raphael...

Os padres, com seu imenso poder de santificar a água, poderiam abençoar uma chuva torrencial e, com toda aquela água benta jorrando do céu, reduzir significativamente as derrapagens, colisões, deslizamentos de terra, raios, etc.

Pena que são tão estúpidos que nunca pensaram nisso... De que adianta tanto poder se eles ficam abençoando carro por carro com água no pára-brisa? Isto é contraproducente!

Eles precisam tornar seu trabalho mais eficiente, sob o risco de ficarem obsoletos neste séc. XXI, he he he.

Abraços

Heitor Abranches disse...

Anônimo,

A mediocridade é inevitável...Veja o caso do PT...Quanto maior o partido se torna mais mediocre ele fica.

No caso deles pode até ser possível porque a mediocridade não é, por definição, normal e a normalidade é algo positiva para estes maluquinhos utópicos e/ou canalhas sem-vergonha.

Raphael Piaia disse...

Eu entendo o lado deles, Catellius. Se eles fizessem isso, perderiam o contato direto com seu rebanho. Um bom padre não pode benzer a atacado. Um bom padre é aquele que sabe pegar um garotinho de cada vez...

O+cioso disse...

Pobre Janer. Que decadência vir parar aqui neste blog de merda!

Rodolfo Castanho disse...

Olá Janer. Acessava o blog "O Expressionista" para ler seus artigos. Terei que mudar de direção. Quanto ao comentário do rapaz que chamou esse blog de "blog de merda", pouco me importa o blog, o nome do blog e o dono do blog (que nem conheço). Só quero ler bons artigos. Abraço

Centro Europa disse...

Sr. Janer.

Perde seu tempo com o tal Diogo. O "expressionista" perdeu um talento que postava nele. Tristemente eu andei perdendo meu tempo contestando um post de uma deslumbrada que escreve lá e só de gozação contestei um post do próprio. Levo tão a sério o cara que nem voltei para ver o resultado. O tal Diogo se acha capaz de ganhar qualquer debate com argumentos e sofismas puramente escolares. Seu autoritárismo não me surpreende. Apesar de ser liberal fui imediatamente rotulado de petista(não que isso me incomode)apenas porque penso que muitas oportunidades para negócios surgiram a partir do atual governo. Para mim isso é fato. E eu aproveitei e não sei porque isso incomodou o "liberal" Chiuso.
Como todos que se sentem atingidos partem para a censura ou o xingamento barato, certamente vc deve ter virado um petralha por criticar Reinaldo Azevedo e o místico Olavo de Carvalho. Ganhou o Catellius que vai ter que fazer um personagem a menos. Será?

Catellius disse...

Se você não se incomoda em ser rotulado de petista, é porque não é uma pessoa confiável.

Mesmo assim, seja bem-vindo por aqui, parvo. Solte seus disparates à vontade, pois não os moderaremos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...